Memória

Às vezes nos deparamos com questões técnicas de nossos aparelhos e não sabemos o que significam certas siglas. É o que acontece quando lemos sobre memórias. Basicamente há três tipos de memórias: as RAM, as ROM e as Flash.

Memória ROM, ou read only memory (memória apenas para leitura), é a memória que faz o celular funcionar, é a memória onde o processador buscará informações do sistema operacional para o bom funcionamento do aparelho. Esse tipo de memória normalmente já vem com os dados gravados de fabrica, sendo muito difícil ou arriscado (às vezes) alterá-la.

Memória RAM, ou random access memory (memória de acesso aleatório), é onde o processador irá gravar as operações realizadas no momento. É vista como uma memória volátil, pois normalmente é apagada após o desligamento. Normalmente serve como base para se comparar velocidade do dispositivo, já que é a memória que auxilia o processador a fazer todos os processos funcionarem.

A memória flash, por sua vez, é aquela que possui a capacidade de receber informações, como a memória RAM, mas não é apagada quando o aparelho é desligado. Normalmente ela que é usada como parâmetro para armazenamento de dados, já que será nela que o aparelho irá guardar as suas informações. Você pode se perguntar: “mas se ela parece ser a melhor, pois não se perde com o tempo, por que todas as memórias não são como ela?”. A resposta é simples: a memória flash é mais lenta que as outras, o que acabaria atrapalhando o processador em certas funções.

Conseguiu entender um pouco mais sobre as memórias que fazem parte do seu aparelho?

Este post foi criado com o auxílio do Guru Henrique