Estamos aqui quase todos os dias falando de novidades, apps e características dos smartphones Nokia com Windows Phone, porém até agora, não tínhamos mencionado nada a repeito de um item muito importante: a segurança. Por mais cuidadoso que a gente seja, coisas ruins podem acontecer, como perda ou roubo do aparelho.

É bom você saber, caso ainda não saiba, que pode contar com um serviço gratuito de localização, bloqueio ou exclusão de informações do seu aparelho, esteja ele perdido ou preso entre as almofadas do sofá.

Quer ver como controlar tudo isso? É bem simples.

Entre no site http://www.windowsphone.com/ e faça login com a Windows Live ID que você usa no aparelho. Depois disto, basta clicar em Meu telefone e, em seguida, em Localizar meu telefone. Siga as instruções na caixa de diálogo (será preciso fazer isso somente uma vez, nas próximas já será automático).

Assim que o telefone for sincronizado, você poderá tocar, travar, apagar ou localizar em qual lugar do mundo está seu telefone. Até um mapa aparece mostrando o local exato onde ele está. Também é possível enviar mensagens para quem estiver com o smartphone.

Para mostrar como funciona direitinho, veja o video que nós do Blog Nokia preparamos sobre como localizar e como fazer o aparelho tocar (só não dava para mostrar como apagar os dados porque ninguém da equipe se prontificou a apagar os dados do próprio Nokia Lumia 800).

Curtiram nossas dicas de segurança? Teste o serviço e veja como ele funciona. Como nos treinamentos de incêndio, nada melhor do que estar preparado para momentos de confusão (ou de desespero por perder o seu Lumia);