Já imaginou chegar em casa depois de um dia de trabalho e simplesmente encostar seu Lumia em um adesivo colado na parede para começar a tocar sua música preferida na sua caixa de som? Ou então, com a mesma facilidade, entrar no carro e já ligar o HERE Maps com as informações de como está o trânsito?

Nokia Lumia 1020

Depois dos recentes lançamentos de acessórios da Nokia no Brasil (JBL PlayUp, JBL PowerUp e Nokia Purity Pro Wireless Stereo), não tem como deixar passar a principal característica que eles têm em comum: o NFC.

Quando falamos no assunto, a Nokia é e sempre foi pioneira em desenvolver diferentes utilidades para essa tecnologia que torna mais fácil qualquer tipo de pareamento. Prova disso é que desde 2007, quando criou o NFC Forum, inclui sempre o Near Field Communications, apelidado de NFC para ficar mais fácil de falar, em smartphones e acessórios.

Além do uso que vocês conhecem e nós já contamos aqui, como conectar acessórios a dispositivos, destravar fases de jogos, transferência de arquivos e pagamento móvel, há ainda uma outra funcionalidade que você pode aproveitar: o uso de tags NFC. Vendidas aos montes em lojas de eletrônicos e na internet, as etiquetas podem ajudar muito a fazer tarefas comuns com seu smartphone, como ativar uma playlist de música quando você chegar em casa ou fazer check in num restaurante, tudo isso apenas passando seu Lumia por uma etiqueta programa.

Pode parecer futuro, mas tudo isso já está disponível no seu Lumia e você pode começar a usar agora mesmo. Na Windows Phone Store, dentro de Nokia Collection, está disponível o Nokia NFC Writer, um aplicativo desenvolvido pela própria Nokia que permite ler ou escrever qualquer etiqueta NFC sem nenhuma complexidade. Dá para criar etiquetas que iniciam aplicativos, atualizar o status social ou até mesmo fazer ligações ou enviar mensagens de texto, tudo isso simplesmente passando seu telefone sobre a etiqueta programada.

Nokia NFC Writer

O melhor ainda é que com o aplicativo da Nokia, você nem precisa entender nada do assunto. Todas as tarefas já estão pré-programadas. Basta você escolher uma da lista e ativar o NFC do Lumia para gravar. Todo o processo não leva mais do que alguns minutos e, depois disso, você nunca mais vai precisar fazer de novo. Super legal, né?

Vale reforçar que, os smartphones Nokia Lumia compatíveis com a tenologia NFC até agora são: o Lumia 1020, o Lumia 925, o Lumia 920, o Lumia 820, o Lumia 720 e o Lumia 620. Viu como seu Nokia Lumia pode fazer muito mais do que você imagina?

Qualquer dúvida que você tiver sobre a tecnologia, deixe aqui nos comentários pra gente.